Angústia da separação, e eu, como fico?

Aparentemente Betinho está passando por uma fase conhecida como fase da angustia da separação. Até pouco tempo atrás, ele ia no braço de todo mundo e, entre eu e Larissa, não tinha tempo ruim. Só que agora, sempre que ele sai dos braços da mãe, rola aquela chorada básica… O que fazemos?

Não vou negar que rola um pouco de orgulho ferido :). O esforço aqui em casa é contínuo em relação a cuidar dele. Participo bastante da rotina padrão, além de ta sempre junto para brincar e tentar fazer ele ir evoluindo. Quando ele ta com algum problema, olha eu lá de novo. E mesmo com tudo isso, o safadinho fica chorando quando sai do colo da mãe.

A minha experiência atual está me dizendo que não resta nada a não ser tentar lidar com a situação da melhor forma possível. Várias vezes, quando Larissa me entrega ele, a chorada vem, mas eu não devolvo. Falo com ele que agora está comigo e que vamos passar um tempo juntos. A parte boa é que geralmente o choro passa! Só que quando ela aparece de novo, advinha? Tome choro!

Apenas reforçando, é realmente importante que nessa fase o bebê não fique o tempo todo com a mãe. Essa é uma ação que apenas reforça a angústia. Ele realmente precisa entender que a mãe ainda existe, mesmo quando ela não está acessível aos olhos :).

Parece que toda criança passa por essa fase. Então, se você é pai e está se vendo na mesma situação, fique tranquilo, você não é o único rejeitado de momento! De toda forma, não deixe de continuar cuidando da mini pessoa, ela ainda gosta de você. O único problema é que não foi você que carregou ele(a) durante 9 meses e ainda cedeu o seio para rolar uma amamentação.

Autor: Alberto Souza

Desenvolvedor e Instrutor pela Caelum.

Uma consideração sobre “Angústia da separação, e eu, como fico?”

Deixe um comentário

