Estou grávido, e agora?

Finalmente você e sua parceira(o) engravidaram, então o que era um sonho distante, continua um pouco distante, mas só 9 meses agora :). Esse é o último período que você tem para refletir sobre sua vida sem ter alguém que necessita de você 24 horas por dia durante um tempo indeterminado.

Quando Larissa (esposa) engravidou, para mim foi como um sonho que começou a virar realidade. Eu sempre quis ter um filho, na verdade queria ter alguns, mas ela barrou meu sonho em no máximo dois. Não posso reclamar, ela sempre foi a ponta madura do relacionamento. Agora que a primeira fase do sonho tinha virado realidade, eu tinha 9 meses para me preparar profissionalmente para ser pai.

Quando falo que precisei me preparar profissionalmente, quero dizer ler livros, assistir documentários, procurar por estudos sobre bebês e tudo mais. Essa sempre foi uma característica minha, nunca quis fazer nada na base do “bumba meu boi”. Apesar que, boa parte do mundo sempre me falava que na hora que Betinho chegasse, tudo ia se resolver. “Ser pai ou mãe é uma coisa que flui normalmente, não precisa de estudo…”

Posso dizer que para mim, tentar ficar preparado funcionou muito bem. Acho que li uns seis livros sobre o assunto e entre as várias dicas, as que funcionaram muito bem para mim foram: seja empático, paciente e honesto. Não vai ter jeito, seu filho(a) vai chorar, e vai chorar pelos mais diversos motivos. Ele(a) também vai ficar algumas vezes sem querer comer direito, sem querer dormir e tudo mais. Tudo isso, em escalas diferentes para cada família, é verdade.

Para mim ajudou muito ficar pensando sobre isso durante os 9 meses :). Pensei que quando ele chegasse eu precisaria abdicar de parte do meu tempo livre, mudar minha rotina de trabalho, sair menos com os amigos, gostar de outras atividades e tudo mais. Também teve a parte de entender que muita gente ia querer ajudar, os avós principalmente. Imagina você deixar para pensar nisso só quando a criança nascer? Não ia funcionar para mim não.

Meu resumo da ópera é: Se está esperando um filho, tente se preparar profissional e mentalmente. Na hora que ele(a) chegar, vai ser tanta emoção que não vai sobrar tanto tempo para essa adaptação. Nasceu, você já precisa estar pelo menos um pouco adaptado. E só lembrando, essa foi a minha experiência :). Caso você tenha chegado aqui no final, deixa seu comentário. Para fechar, meu objetivo é escrever com frequência, Betinho já tem 9 meses e muita coisa foi aprendida.

Dica de livro : No-Drama Discipline

Autor: Alberto Souza

Trabalho na Caelum, uma escola que tenta transformar a vida das pessoas através da educação em tecnologia. Atualmente meu papel é de facilitador. Busco facilitar e impulsionar o trabalho das pessoas quando visto o chapéu do RH, de produção de conteúdo e de comercial :).

14 comentários em “Estou grávido, e agora?”

  1. Alberto!!!! Adorei o texto! Aqui em casa deixamos as coisas fluirem e não nos preparamos em nada e apesar das coisas fluirem bem acho que poderíamos ter evitados alguns perrengues se tivéssemos uma base de estudo. Continua escrevendo que irei acompanhar!!!

    Curtir

    1. Vem pro time, Osni! Tem muito livro sobre criança! É legal pegar alguns e aí você forma sua opinião sobre a linha de criação… O primeiro de todos que eu li é um que chama Brain Rules(bem legal). Quando acabei, percebi que precisava de mais, precisava saber o que os mais experientes estavam falando.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Muito legal, Baba!
    Acredito que quando a criança nasce, nasce também uma mãe/pai que entende o que a criança precisa… Mas também acho super importante estudar muito! Afinal é um dos projetos mais importantes da vida!
    Eu leio muito e fico de olho nos estudos e documentários que surgem sobre a infância… É super importante se empoderar pra fugir daquelas ajudas: “meu filho comeu e não morreu”, “deixa chorar que aprende a dormir”, “não pega no colo que vai deixar mal acostumado”, “leite depois dos dois meses é água”, etc.
    Parabéns!!! Que vocês curtam muito esse baixinho!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.